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dc.contributor.advisorAraujo, Vania Maria Rodrigues Hermes de-
dc.contributor.authorFreire, Isa Maria-
dc.date.accessioned2019-07-19T02:48:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:26Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8851-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.description.sponsorshipFINEPpt_BR
dc.description.sponsorshipFUNPECpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisseminação seletiva da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProdutores ruraispt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Nortept_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectEmpresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)pt_BR
dc.titleTransferência da informação tecnológica para produtores rurais: estudo de caso no Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9336386771650398pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8430720903326399pt_BR
dc.description.resumoEm função do seu papel como fator de produção, a informação tecnológica adquiriu valor de troca na sociedade industrial, transformando-se, de um lado, em mercadoria submetida as forças do mercado e, de outro, em canal de comunicação das ideias de racionalização e eficiência dominantes nessa sociedade. Na comunicação entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural/EMATER-RN, enquanto agência de informação e os produtores rurais por ela assistidos, considerados seus usuários finais foram identificadas barreiras ideológicas, terminológicas, de eficiência, de capacidade de leitura, de consciência e conhecimento da informação, e de responsabilidade. Considerando fatores que afetam a transferência da informação, como as características individuais dos produtores rurais e os sistemas social, econômico, político e cultural onde se inserem, o estudo coloca a necessidade da agência de informação vir a atuar como comunicador no processo de comunicação de tecnologias e conhecimento técnico-científico. Para isso, a agência de informação, deve procurar adequar seus meios de comunicação aos usuários finais, de modo a obter a efetiva transferência da informação e sua consequente utilização, pelos produtores rurais assistidos. Isso implicara, principalmente, na adoção de novas formas de interação com os usuários finais, de modo a se transformar, ela mesma, em canal de transferência de informação e de outros recursos para o meio rural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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