Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8863
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Velhice fragilizada: uma reflexão sobre envelhecimento, família e cuidado
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Fernanda Pereira da
Tutor: Barros, Myriam Moraes Lins de
Tutor : Alves, Andrea Moraes
Resumen: Estuda o cuidado nas relações intergeracionais e conjugais entre idosos dependentes e familiares cuidadores, com a finalidade de observar a dinâmica familiar com idosos que necessitam de cuidados e apresentar as percepções e entendimento familiar sobre o cuidado na velhice. Para esta pesquisa, optei em usar o caminho metodológico da entrevista semiestruturada através de um roteiro previamente elaborado. Entrevistei cinco cuidadores familiares de idosos e respaldei a análise teórica de acordo com a literatura das ciências sociais que discutem o tema do envelhecimento e da família. Compreendendo que no Brasil há um crescimento do número de idosos e entendendo que embora o processo de envelhecimento seja biológico e natural, a velhice aqui trabalhada é entendida como uma categoria socialmente construída e que tem muita mais a dizer sobre os velhos brasileiros além dos dados estatísticos. É objetivo deste trabalho também abrir uma breve discussão sobre as formas de praticar e significar o processo de envelhecimento, além de estudar de forma breve a categoria família, qual sua essencialidade na vida dos idosos. Para alcançar os objetivos propostos, busquei pesquisar também os valores sociais que se dão dentro da família e como eles trabalham para a manutenção da coesão familiar, inclusive nos momentos inéditos para a história familiar, como é o momento de cuidado, por exemplo. São justamente valores morais que unem a família que colaboram para que no momento do cuidado a família se responsabilize e cuide do idoso. Neste momento ela apela para o acesso aos serviços sociais existentes, mas vê-se dificultada de contar com o Estado devido à falta de efetividade das políticas públicas. Entrevistei para este trabalho os cuidadores que se nomeavam principais e que eram responsáveis pelo cuidado cotidiano do idoso. Assim, espero que este trabalho traga contribuições para a discussão sobre idosos fragilizados e sobre suas famílias que se tornam cuidadoras.
Materia: Idosos
Assistência social
Políticas públicas
Saúde do idoso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Fernanda Pereira da. Velhice fragilizada: uma reflexão sobre envelhecimento, família e cuidado. 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FPSilva.pdf687.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.