Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fatorelli, Antonio Pacca | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Canedo Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T10:30:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:18Z | - |
dc.date.issued | 2004-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Canedo Queiroz da. Documentos intimos: o autobiográfico na fotografia documental contemporânea. 2004. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/890 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia documentária | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | Documentos íntimos: o autobiográfico na fotografia documental contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4404878872890292 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise da produção fotográfica documental voltada para temas autobiográficos. Desde o seu surgimento, a fotografia passou por transformações não apenas técnicas como conceituais. Os discursos sobre o meio mudaram. As teses essencialistas foram substituídas por um discurso de integração, que procura relacionar a fotografia aos outros tipos de imagem. Simultaneamente, a imagem fotográfica foi incorporada ao trabalho de artistas e misturada a outras formas de representação. Dentro desse contexto, o gênero documental perdeu força, mostrando-se repetitivo em relação aos seus temas e sua estética. A partir de 1970, no entanto, alguns fotógrafos conseguiram revitalizar a fotografia documental, investindo em temas autobiográficos. Livros como Tulsa, de Larry Clark, e The Other Side, de Nan Goldin, definiram um novo tipo de abordagem documental, na qual o fotógrafo deveria fazer parte do contexto que retratava. Como colocou o crítico Andy Grundberg, o interesse pelo “Outro”, que havia marcado a produção documental tradicional, deu lugar ao desejo de registrar o “Eu”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCQSilva.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.