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dc.contributor.advisorGonçalves Neto, Armando-
dc.contributor.authorVitalino, Rafael Chagas-
dc.contributor.authorLeite, Ricardo Avila Guterres Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-07-31T13:08:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:27Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8961-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica Fuzzypt_BR
dc.subjectValoraçãopt_BR
dc.subjectPequenas Empresaspt_BR
dc.titleModelo fuzzy para valoração de pequenas empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cosenza, Carlos Alberto Nunes-
dc.contributor.referee2Barros, Daniel Barroso-
dc.description.resumoAs pequenas empresas possuem grande representatividade no mercado. Além disso, muitas vezes, representa uma fonte de crescimento de diferentes perfis de empreendedores que se envolvem em transações de compra ou venda destes negócios nos mais diversos setores. É apresentada uma perspectiva diferente no entendimento do valor de seus respectivos negócios, através da aplicação dos conceitos da lógica fuzzy para valoração das pequenas empresas.Esta aplicação se deu através de um sistema de inferência fuzzy, elaborado e refinado a partir de três experimentos, onde também se fez uso de outra reconhecida técnica de valoração: as “regras de ouro”.Tendo em vista que pequenas empresas costumam direcionar todos os seus esforços para “se manterem vivas” e atender ao mercado, dificilmente as mesmas conseguem assegurar um bom controle sobre suas entradas, saídas, estoques etc. Se para estas é difícil controlar todas as informações do negócio, torna-se ainda mais difícil realizar análises sobre suas informações que na maioria das vezes são imprecisas ou vagas. Nesse contexto, pode-se recorrer à lógica fuzzy, cujas principais características são sua flexibilidade e tolerância com a imprecisão, sua capacidade para modelar problemas não lineares e a sua base com a linguagem natural.Por fim, este trabalho busca experimentar a aplicabilidade do modelo, comparando a expectativa de proprietários quanto ao valor de seus negócios com o resultado da valoração gerado a partir do modelo fuzzy.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

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