Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8965
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação econômica e financeira. Estudo de caso: Projeto Serosa de aproveitamento de energia eólica para geração de energia elétrica.
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Eduardo Assis Cunha Pedrosa de
Nascimento, Rafael Serejo do
Tutor: Motta, Regis da Rocha
Resumen: A demanda por energia elétrica está diretamente relacionada com o crescimento de um país, pois a eletricidade é um insumo fundamental para diversos setores da economia. Com o aumento da consciência pela necessidade do desenvolvimento sustentável nos últimos anos, as fontes alternativas vêm ganhando espaço na matriz energética brasileira. Aliado a isso, a queda no preço da energia eólica no Brasil, tem feito os investimentos nessa fonte crescerem a cada ano. Para aplicar projetos que gerem valor aos investidores, se faz necessário um estudo de viabilidade econômica e financeira minucioso, que expresse com máxima precisão possível a rentabilidade do projeto. O presente texto busca apresentar as ferramentas necessárias para fazer essa análise, bem como as premissas que devem ser adotadas e qual o tratamento que se tem com elas. Um estudo de caso é aplicado, e é feita uma avaliação de viabilidade econômica para um projeto de geração de energia elétrica pelo aproveitamento de energia eólica. Os resultados obtidos são analisados e posteriormente é feita uma análise de sensibilidade para compreender outros cenários possíveis.
Materia: Projeto de Energia Eólica
Viabilidade Econômica
Geração de Energia
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10004925.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.