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http://hdl.handle.net/11422/9015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rolim, Luís Guilherme Barbosa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Windson Braga | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:00:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9015 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Veículo elétrico | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Alternador | pt_BR |
dc.title | Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hazan, Sergio Sami | - |
dc.contributor.referee2 | Suemitsu, Walter Issamu | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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