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http://hdl.handle.net/11422/9024
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Falco, Reinaldo de | - |
dc.contributor.author | Preuss, Thiago de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T13:27:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9024 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bomba Centrífuga | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Lastro | pt_BR |
dc.title | Apresentação do cálculo das características necessárias à seleção de uma bomba para o sistema de lastro de um navio porta-contêiner | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Marco Filho, Flávio de | - |
dc.description.resumo | Há séculos os navios utilizam o lastro, que é de fundamental importância para manter a sua estabilidade durante as viagens. A utilização do lastro líquido, em substituição ao lastro sólido, como pedras, areia e telhas, trouxe uma grande mudança para a navegação. Com lastro líquido, evitava-se o longo tempo para o carregamento de materiais sólidos e as perigosas instabilidades do navio,resultantes da troca de lastro sólido durante uma viagem.A partir daí, tornou-se necessário o uso de bombas para quese pudesse fazer o carregamento (lastrar) e o descarregamento (deslastrar) da água de lastro do navio. A complexidade do sistema de lastro irá variar com o tipo de navio. Normalmente, os tanques de lastro se situam ao longo de toda sua estrutura, fazendo a tubulação percorrer todo o casco, resultando uma tubulação bem comprida e com ramificações.Para que as operações de lastro e deslastro possam funcionar corretamente, é preciso que o cálculo das características principais da bomba, como vazão e a altura manométrica do sistema, seja adequado. E como esse sistema tem vários reservatórios, esse cálculo pode se tornar um pouco mais complexo. Neste trabalho será visto uma forma de realizar estes cálculos, buscando sempre a situação mais crítica que a bomba irá operar. E a partir das considerações feitas, será estudado o melhor caso para a seleção da bomba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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