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http://hdl.handle.net/11422/9024
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Apresentação do cálculo das características necessárias à seleção de uma bomba para o sistema de lastro de um navio porta-contêiner |
Autor(es)/Inventor(es): | Preuss, Thiago de Souza |
Orientador: | Falco, Reinaldo de |
Resumo: | Há séculos os navios utilizam o lastro, que é de fundamental importância para manter a sua estabilidade durante as viagens. A utilização do lastro líquido, em substituição ao lastro sólido, como pedras, areia e telhas, trouxe uma grande mudança para a navegação. Com lastro líquido, evitava-se o longo tempo para o carregamento de materiais sólidos e as perigosas instabilidades do navio,resultantes da troca de lastro sólido durante uma viagem.A partir daí, tornou-se necessário o uso de bombas para quese pudesse fazer o carregamento (lastrar) e o descarregamento (deslastrar) da água de lastro do navio. A complexidade do sistema de lastro irá variar com o tipo de navio. Normalmente, os tanques de lastro se situam ao longo de toda sua estrutura, fazendo a tubulação percorrer todo o casco, resultando uma tubulação bem comprida e com ramificações.Para que as operações de lastro e deslastro possam funcionar corretamente, é preciso que o cálculo das características principais da bomba, como vazão e a altura manométrica do sistema, seja adequado. E como esse sistema tem vários reservatórios, esse cálculo pode se tornar um pouco mais complexo. Neste trabalho será visto uma forma de realizar estes cálculos, buscando sempre a situação mais crítica que a bomba irá operar. E a partir das considerações feitas, será estudado o melhor caso para a seleção da bomba |
Palavras-chave: | Bomba Centrífuga Sistema de Lastro |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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