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dc.contributor.advisorPinto, Luis Antônio Vaz-
dc.contributor.authorMagalhães, Diego Landim-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:37:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:28Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9027-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos 3 pontospt_BR
dc.subjectCoeficientes de Influênciapt_BR
dc.titleBalanceamento de rotores utilizando os métodos dos 3 pontos e do coeficiente de influênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gutiérrez, Ricardo Homero Ramírez-
dc.contributor.referee1Troyman, Antônio Carlos Ramos-
dc.description.resumoO desbalanceamento em máquinas rotativas é um fato corriqueiro em todo e qualquer lugar onde tais máquinas estejam presentes. Isso implica em sérios riscos de parada de produção, de perda de rendimento e até mesmo da quebra destes equipamentos. Comercialmente, convencionaram-se limites de faixas aceitáveis de desbalanceamento, os quais são denominados desbalanceamentos residuais admissíveis, ou seja, máquinas com valores de desbalanceamento dentro desta faixa apresentam perdas de rendimento em valores aceitáveis. Já para o caso de desbalanceamentos fora das faixas aceitáveis, métodos de correção são muito importantes e devem sempre que viáveis economicamente, serem utilizados a fim de corrigir esse problema até que as faixas de desbalanceamentos sentidas sejam reduzidas a valores permissíveis. A norma ISO-1940 fornece os valores admissíveis ou não de desbalanceamento para uma determinada máquina em uma determinada condição de operação, sua utilização também será abordada neste projeto. Neste projeto foram estudados ainda, duas formas de correção destes efeitos de desbalanceamento são elas o “Método dos 3 pontos” e o método dos “Coeficientes de Influência”. Suas aplicações teóricas serão explicadas, e resultados experimentais, simulados em laboratório servirão de embasamento e de forma de validação destes métodos. Para tanto, realizou-se a automatização dos métodos de correção de desbalanceamento citados acima. O programa criado foi testado em vários experimentos a fim de se garantir a validação, ou ainda a sua não validação, o que implicaria na necessidade de novos ajustes até seu pleno funcionamento. Tal programa fornece um ganho de tempo considerável para a utilização dos métodos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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