Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9040
Tipo: Dissertação
Título: Padrões de uso e necessidades de informação na área de geologia do petróleo: o caso do Distrito de Exploração do Sudeste (DESUD) da Petrobrás
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Maria Francisca Teresa de J. Freitas
Orientador: Christovao, Heloisa Tardin
Resumo: Estudo das necessidades de informação dos técnicos do Distrito de Exploração do Sudeste (DESUD/PETROBRAS), no desempenho de suas atividades exploratórias na Bacia de Campos, baseando-se nos dados obtidos através da aplicação de questionário, no qual empregou-se a técnica do incidente critico. Objetivou-se conhecer os hábitos de utilização das fontes de informação, as necessidades e uso da informação, o comportamento dos técnicos na busca de informação, o processo de comunicação entre os usuários e os problemas verificados na busca de informação. Os técnicos avaliaram a utilidade de fontes de informação e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela Seção de Documentação Técnica (SEDOT). A "acessibilidade" e o fluxo operacional são os principais fatores que influem na utilização das fontes de informação. São apresentadas sugestões como subsídios para uma melhor otimização do fluxo de informações da SEDOT.
Resumo: The information needs of the technicians working at the Distrito de Exploração do Sudeste (DESUD/PETROBRAS), Campos Basin, were investigated, as well as, their communication process and behavior when searching for information. By means of a questionnaire the technicians assessed the utility of information sources and the quality of services and products offered by the Seção de Documentação Técnica(SEDOT), of DESUD. Suggestions are made to improve the information flow at SEDOT.
Palavras-chave: Petrobras
Serviços de informação
Campos dos Goytacazes (RJ)
Estudo de usuários
Petróleo
Acesso à informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 1990
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
276946.pdf8.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.