Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9069
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção de biodiesel utilizando lipases produzidas por fermentação em estado sólido em farelo de algodão como catalisadores
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Daniele Saluti Nunes de
Orientador: Aguieiras, Erika Cristina Gonçalves
Coorientador: Freire, Denise Maria Guimarães
Resumo: O biodiesel é um combustível renovável e menos poluente que pode ser utilizado como substituto ou aditivo ao diesel de petróleo. No entanto, não é economicamente competitivo com o combustível fóssil. A principal rota usada industrialmente para a produção de biodiesel, a transesterificação com catálise homogênea básica, possui desvantagens como a necessidade de matérias-primas de baixa acidez e alto custo, necessidade de várias etapas de lavagem para purificação do produto e a formação de resíduos básicos. A utilização de lipases como catalisadores representa uma alternativa às desvantagens encontradas na catálise alcalina. Entre as principais vantagens da catálise enzimática estão sua seletividade, especificidade, pureza dos produtos obtidos e a possibilidade de recuperação e reutilização, quando enzimas imobilizadas são empregadas. Porém, seu alto custo e baixas taxas de reação dificultam sua implementação industrial. Desta forma, a produção de lipases por fermentação em estado sólido (FES), que utiliza coprodutos agrícolas como suporte e fonte de nutrientes para micro-organismos, representa uma forma de diminuir os custos de catalisadores enzimáticos. O objetivo deste trabalho foi produzir lipases por FES em farelo de algodão e utilizar o preparado enzimático sólido (PES) obtido como catalisador direto em reações de esterificação e transesterificação de óleos ácidos para produção de ésteres metílicos ou etílicos. Conversões superiores a 80% foram obtidas em reações de esterificação de ácido oleico com etanol após 4 h de reação. Em reações de transesterificação (etanólise) utilizando óleo ácido de macaúba, teores de ésteres superiores a 80% foram obtidos em 96 h de reação utilizando etanol hidratado (95%). E teores próximos a 80% utilizando tanto etanol anidro quanto metanol. Foi possível reutilizar o PES em até quatro reações consecutivas em reações de esterificação antes de ser observada perda de atividade do catalisador.
Palavras-chave: Biodiesel
Lipase
Fermentação
Catalisadores
Farelo de algodão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele Saluti Nunes de Barros.pdf547.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.