Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Antônio Carlos Fontes dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Otávio Fossa de-
dc.date.accessioned2019-08-05T18:54:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationALMEIDA, Otávio Fossa de. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9071-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelatividade (Física)pt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleProposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tort, Alexandre Carlos-
dc.contributor.referee2Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee3Soares, Vitorvani-
dc.description.resumoUm dos maiores problemas levantados nos últimos anos para o ensino de Física no nível médio é a defasagem dos conteúdos apresentados aos jovens em relação à vanguarda da pesquisa acadêmica, o que contribui para uma forte alienação dos cidadãos comuns em relação à importância dessas pesquisas. Nesse ponto, vale ressaltar que a responsabilidade pela formação atualizada do cidadão não deveria recair exclusivamente sobre a escola básica, mas ainda são escassos no país os centros de divulgação científica, enquanto que a cultura da formação continuada e humanista é pouco incentivada. Por outro lado, é comum que os debates sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio se resumam a alertar sobre a necessidade da inclusão efetiva desses conteúdos na formação dos alunos e, com algum esforço, na elaboração de propostas teóricas de abordagem desses temas em sala de aula, muita das quais impraticáveis. Assim, este trabalho tem como objetivo oferecer uma transposição didática minimamente consistente para o ensino de Relatividade Especial e matematicamente simplificada, sem, contudo, perder a propriedade dessa linguagem tão indispensável para a Física. Também, mais que uma simples proposta teórica de aplicação prática, essa transposição didática foi testada satisfatoriamente em sala de aula durante todo esse ano de 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular na periferia da cidade do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OFAlmeida.pdf8.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.