Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9071
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Otávio Fossa de
Orientador: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Resumo: Um dos maiores problemas levantados nos últimos anos para o ensino de Física no nível médio é a defasagem dos conteúdos apresentados aos jovens em relação à vanguarda da pesquisa acadêmica, o que contribui para uma forte alienação dos cidadãos comuns em relação à importância dessas pesquisas. Nesse ponto, vale ressaltar que a responsabilidade pela formação atualizada do cidadão não deveria recair exclusivamente sobre a escola básica, mas ainda são escassos no país os centros de divulgação científica, enquanto que a cultura da formação continuada e humanista é pouco incentivada. Por outro lado, é comum que os debates sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio se resumam a alertar sobre a necessidade da inclusão efetiva desses conteúdos na formação dos alunos e, com algum esforço, na elaboração de propostas teóricas de abordagem desses temas em sala de aula, muita das quais impraticáveis. Assim, este trabalho tem como objetivo oferecer uma transposição didática minimamente consistente para o ensino de Relatividade Especial e matematicamente simplificada, sem, contudo, perder a propriedade dessa linguagem tão indispensável para a Física. Também, mais que uma simples proposta teórica de aplicação prática, essa transposição didática foi testada satisfatoriamente em sala de aula durante todo esse ano de 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular na periferia da cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Relatividade (Física)
Ensino de física
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAO
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Otávio Fossa de. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OFAlmeida.pdf8.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.