Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuiz, Adir Moysés-
dc.contributor.authorMotta, Leonardo Sampaio-
dc.date.accessioned2019-08-05T21:13:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:31Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.identifier.citationMOTTA, Leonardo Sampaio. Oscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médio. 2007. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9073-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica de partículaspt_BR
dc.subjectSistemas dinâmicospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleOscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoOs movimentos periódicos estão bastantes presentes em nossa vida diária. Para citar alguns exemplos, temos: O movimento de rotação da terra em torno do próprio eixo, com período aproximado de 24h, movimento associado aos dias e as noites. O movimento de translação da Terra em torno do Sol, com período de aproximadamente 365 dias. Temos também na escala astronômica o movimento de rotação da Lua em torno da terra, com período aproximado de 28 dias, movimento esse associado às fases da lua. No caso, o presente trabalho traía de dois casos particulares de movimentos periódicos, o pêndulo simples e o oscilador massa-mola. Nos primeiros capítulos desta monografia, são discutidos os objetivos gerais para a educação e para as atividades experimentais. Em seguida é apresentado um texto teórico a respeito de movimentos periódicos, enfocando basicamente o pêndulo simples e o oscilador massa-mola, sendo também feita uma breve introdução aos conceitos de massa inercial e massa gravitacional. Faremos também uma proposta de uma aula experimental não tradicional, onde serão apresentados o material utilizado nas experiências, os questionários de conhecimentos prévios, assim como os gráficos referentes às respostas, juntamente com a análise das mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSMotta.pdf6.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.