Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luiz, Adir Moysés | - |
dc.contributor.author | Motta, Leonardo Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T21:13:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2007-07 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Leonardo Sampaio. Oscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médio. 2007. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9073 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física de partículas | pt_BR |
dc.subject | Sistemas dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Oscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Os movimentos periódicos estão bastantes presentes em nossa vida diária. Para citar alguns exemplos, temos: O movimento de rotação da terra em torno do próprio eixo, com período aproximado de 24h, movimento associado aos dias e as noites. O movimento de translação da Terra em torno do Sol, com período de aproximadamente 365 dias. Temos também na escala astronômica o movimento de rotação da Lua em torno da terra, com período aproximado de 28 dias, movimento esse associado às fases da lua. No caso, o presente trabalho traía de dois casos particulares de movimentos periódicos, o pêndulo simples e o oscilador massa-mola. Nos primeiros capítulos desta monografia, são discutidos os objetivos gerais para a educação e para as atividades experimentais. Em seguida é apresentado um texto teórico a respeito de movimentos periódicos, enfocando basicamente o pêndulo simples e o oscilador massa-mola, sendo também feita uma breve introdução aos conceitos de massa inercial e massa gravitacional. Faremos também uma proposta de uma aula experimental não tradicional, onde serão apresentados o material utilizado nas experiências, os questionários de conhecimentos prévios, assim como os gráficos referentes às respostas, juntamente com a análise das mesmas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSMotta.pdf | 6.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.