Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9073
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Oscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Motta, Leonardo Sampaio
Orientador: Luiz, Adir Moysés
Resumo: Os movimentos periódicos estão bastantes presentes em nossa vida diária. Para citar alguns exemplos, temos: O movimento de rotação da terra em torno do próprio eixo, com período aproximado de 24h, movimento associado aos dias e as noites. O movimento de translação da Terra em torno do Sol, com período de aproximadamente 365 dias. Temos também na escala astronômica o movimento de rotação da Lua em torno da terra, com período aproximado de 28 dias, movimento esse associado às fases da lua. No caso, o presente trabalho traía de dois casos particulares de movimentos periódicos, o pêndulo simples e o oscilador massa-mola. Nos primeiros capítulos desta monografia, são discutidos os objetivos gerais para a educação e para as atividades experimentais. Em seguida é apresentado um texto teórico a respeito de movimentos periódicos, enfocando basicamente o pêndulo simples e o oscilador massa-mola, sendo também feita uma breve introdução aos conceitos de massa inercial e massa gravitacional. Faremos também uma proposta de uma aula experimental não tradicional, onde serão apresentados o material utilizado nas experiências, os questionários de conhecimentos prévios, assim como os gráficos referentes às respostas, juntamente com a análise das mesmas.
Palavras-chave: Física de partículas
Sistemas dinâmicos
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOTTA, Leonardo Sampaio. Oscilador massa-mola e pêndulo simples no ensino médio. 2007. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSMotta.pdf6.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.