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dc.contributor.advisorOliveira, Roberto Fernandes de-
dc.contributor.authorJacovazzo, Bruno Martins-
dc.date.accessioned2019-08-07T13:41:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:31Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9102-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstruturas offshorept_BR
dc.subjectCabos de amarraçãopt_BR
dc.subjectAncoragempt_BR
dc.titleComparação entre sistemas de ancoragem “taut-leg” e convencional para unidades flutuantes ancoradas na exploração de petróleo offshorept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Jacob, Breno Pinheiro-
dc.contributor.referee2Reis, Francisco José Costa-
dc.description.resumoO estudo desenvolvido a seguir tem por objetivo comparar dois sistemas de ancoragem de unidades flutuantes semi-submersíveis de extração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O primeiro sistema é formado por linhas em catenária convencional, que possui um trecho apoiado em solo marinho e, portanto, não apresenta esforços verticais nas âncoras. Este sistema utiliza o peso próprio das linhas de ancoragem como esforço resistente aos movimentos da unidade flutuante devido às ações de correnteza, onda e vento. O segundo sistema é formado por linhas em catenária “taut-leg”, um modelo mais novo desenvolvido com a finalidade de reduzir o raio de interferência das unidades flutuantes com suas demais vizinhas. Este sistema não apresenta um trecho apoiado em solo marinho e utiliza âncoras resistentes à tração para resistir aos movimentos da unidade flutuante devido às ações de correnteza, onda e vento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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