Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9102
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comparação entre sistemas de ancoragem “taut-leg” e convencional para unidades flutuantes ancoradas na exploração de petróleo offshore
Autor(es)/Inventor(es): Jacovazzo, Bruno Martins
Orientador: Oliveira, Roberto Fernandes de
Resumo: O estudo desenvolvido a seguir tem por objetivo comparar dois sistemas de ancoragem de unidades flutuantes semi-submersíveis de extração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O primeiro sistema é formado por linhas em catenária convencional, que possui um trecho apoiado em solo marinho e, portanto, não apresenta esforços verticais nas âncoras. Este sistema utiliza o peso próprio das linhas de ancoragem como esforço resistente aos movimentos da unidade flutuante devido às ações de correnteza, onda e vento. O segundo sistema é formado por linhas em catenária “taut-leg”, um modelo mais novo desenvolvido com a finalidade de reduzir o raio de interferência das unidades flutuantes com suas demais vizinhas. Este sistema não apresenta um trecho apoiado em solo marinho e utiliza âncoras resistentes à tração para resistir aos movimentos da unidade flutuante devido às ações de correnteza, onda e vento.
Palavras-chave: Estruturas offshore
Cabos de amarração
Ancoragem
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10004288.pdf966.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.