Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9105
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A lei de Boyle como exemplo de experimentação e aprendizagem |
Author(s)/Inventor(s): | Rinaldi, Fábio |
Advisor: | Soares, Vitorvani |
Abstract: | Apresenta o trabalho desenvolvido por Robert Boyle sobre a descrição das propriedades elásticas do ar. São demonstrados procedimentos e discutidos fundamentos que possam ser de valia para uma aula alternativa para a determinação da lei dos gases ideais. Em geral, nos cursos de física, os conceitos físicos são apresentados aos alunos a priori, sem nenhuma ou muito poucas justificativas e, ao aluno, só resta “verificar” as fórmulas apresentadas. O objetivo deste trabalho é construir estes conceitos físicos partindo-se da observação e da análise da interdependência entre a pressão submetida e o volume ocupado por um gás e obtermos, deste modo, a equação de estado dos gases apresentadas habitualmente nos livros didáticos. O presente trabalho tem um duplo objetivo. Primeiramente, observamos que o volume ocupado por um gás – em nosso caso, o ar ordinário – varia em função da pressão exercida por uma coluna de água mais a pressão atmosférica e, a partir desta informação, podemos construir com os alunos um modelo matemático para representar uma relação entre as grandezas físicas envolvidas: procedemos somente a partir da aquisição e a análise dos dados experimentais, sem nenhum conhecimento prévio da lei de Boyle. Em seguida, descrevemos em detalhes como Boyle procedeu ao realizar o seu experimento e estabelecer a sua famosa lei. Acreditamos que a nossa proposta em ensinar física aos alunos por meio de experimentos simples e de custo modesto desmistifique um pouco o mito que fazer ciência é sempre um processo caro e acessível a somente uns poucos privilegiados e permite ao aluno ser um participante ativo do processo científico. |
Keywords: | Hidrostática Gases Ensino de ciências |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2010 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | RINALDI, Fábio. A lei de Boyle como exemplo de experimentação e aprendizagem. 2010. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRinaldi.pdf | 7.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.