Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9105
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A lei de Boyle como exemplo de experimentação e aprendizagem.
Author(s)/Inventor(s): Rinaldi, Fábio
Advisor: Soares, Vitorvani
Abstract: Apresentamos neste trabalho desenvolvido por Robert Boyle sobre a descrição das propriedades elásticas do ar e acreditamos que os procedimentos apresentados e discutidos aqui possam ser de valia para uma aula alternativa para a determinação da lei dos gases ideais. Em geral, nos cursos de física, os conceitos físicos são apresentados aos alunos a prior i, sem nenhuma ou muito poucas justificativas e, ao aluno, só resta "verificar" as fórmulas apresentadas. O objetivo deste trabalho é construir estes conceitos físicos partindo-se da observação e da análise da interdependência entre a pressão submetida e o volume ocupado por um gás e obtermos, deste modo, a equação de estado dos gases apresentadas habitualmente nos livros didáticos. O presente trabalho tem um duplo objetivo. Primeiramente, observamos que o volume ocupado por um gás — em nosso caso, o ar ordinário — varia em função da pressão exercida por uma coluna de água mais a pressão atmosférica e, a partir desta informação, podemos construir com os alunos um modelo matemático para representar uma relação entre as grandezas físicas envolvidas: procedemos somente a partir da aquisição e a análise dos dados experimentais, sem nenhum conhecimento prévio da lei de Boyle. Em seguida, descrevemos em detalhes como Boyle procedeu ao realizar o seu experimento e estabelecer a sua famosa lei. Acreditamos que a nossa proposta em ensinar física aos alunos por meio de experimentos simples e de custo modesto desmistifique um pouco o mito que fazer ciência é sempre um processo caro e acessível a somente uns poucos privilegiados e permite ao aluno ser um participante ativo do processo cientifico.
Keywords: Lei de Boyle
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/9105
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRinaldi.pdf7,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.