Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9106
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desvendando a lei de Ohm: buscando respostas na história
Author(s)/Inventor(s): Silva, Danielli Meira Ribeiro da
Advisor: Soares, Vitorvani
Abstract: Neste trabalho, resgatamos uma história esquecida, ou muitas vezes desconhecida por grande parte dos professores de física do Ensino Médio, a história da lei de Ohm. A nossa motivação surgiu quando refletimos sobre os métodos experimentais de ensino deste tema, onde propõe-se um circuito elétrico com resistores e pede-se aos alunos que façam medições de tensão e corrente, a fim de encontrarem uma relação entre essas grandezas e, assim, para sistemas ôhmicos deduzirem a famosa relação / = V l R. Outra observação que fizemos durante nossa reflexão, trata da forma como este tema é abordado em sala de aula, dado o grau de simplificação das equações, do fenômeno em si e das relações entre as grandezas envolvidas. Desta forma, verificamos que existe uma falta de preocupação com o contexto histórico inerente ao desenvolvimento deste tema, o que ajuda a transformar o conceito, de grande relevância, num amontoado de fórmulas que muitas vezes é visto pelos alunos como sem significado. Nesta perspectiva, nos perguntamos então, como teria sido o processo de construção desse conhecimento, desde a motivação experimental até a formulação da equação. Acreditamos que ao respondermos esta pergunta, teríamos então as ferramentas necessárias para conduzir nossas aulas. Proporcionaríamos aos alunos uma reflexão acerca desse processo de construção, levando em conta as motivações pessoais dos cientistas envolvidos, que certamente estiveram – como hoje também estamos – inseridos em um contexto econômico e político que contribuiu para a condução de seus trabalhos. Buscamos essa resposta na história biográfica de Georg Simon Ohm, e ainda nas de alguns cientistas seus contemporâneos, que participaram direta e indiretamente do processo de formulação desta “lei” que hoje leva seu nome. Está contemplada neste trabalho a descrição dos experimentos e observação da interação dos fenômenos térmicos, magnéticos e elétricos em alguns materiais condutores, realizados por Ohm. A partir dos resultados obtidos durante as experiências de Ohm, apresentamos os seus resultados junto a nossa análise gráfica buscando identificar as relações entre as grandezas propostas por Ohm.
Keywords: Resistência elétrica
História da ciência
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Danielli Meira Ribeiro da. Desvendando a lei de Ohm: buscando respostas na História. 2009. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMRSilva.pdf11.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.