Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capistrano, Tadeu | - |
dc.contributor.author | Batista, Juliana Figueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T16:22:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Juliana Figueira. Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9128 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fascismo | pt_BR |
dc.subject | Microfascismo | pt_BR |
dc.subject | Michael Haneke | pt_BR |
dc.title | Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6941266547763772 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa pretende discutir as relações entre a violência e os conceitos de bem e mal apresentadas nos personagens de A fita branca (2009), analisando representações do fascismo nesta obra, e dos microfascismos na Trilogia da frieza (1989, 1992, 1994), traçando paralelos e comparações entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro se cria a partir da “educação” rigorosa que é dada às crianças, que tomam gosto pela punição e pelo mal, agindo como se fossem a lei e buscando fervorosamente motivações para praticar o mal entre seus vizinhos, almejando a autoridade e superioridade, o segundo tem motivações opostas: busca-se ficar o mais “escondido” possível, não se envolver em problemas que não concernem a si próprio, não ter uma opinião divergente, viver e esperar a morte ou mesmo buscá-la. Serão utilizados como referências bibliográficas principalmente leituras da obra de Hannah Arendt concernentes à questão do fascismo e da banalização do mal, e de Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca dos microfascismos, além de leituras específicas sobre a obra de Michael Haneke. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFBatista.pdf | 549.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.