Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9128
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
Autor(es)/Inventor(es): Batista, Juliana Figueira
Orientador: Capistrano, Tadeu
Resumo: Esta pesquisa pretende discutir as relações entre a violência e os conceitos de bem e mal apresentadas nos personagens de A fita branca (2009), analisando representações do fascismo nesta obra, e dos microfascismos na Trilogia da frieza (1989, 1992, 1994), traçando paralelos e comparações entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro se cria a partir da “educação” rigorosa que é dada às crianças, que tomam gosto pela punição e pelo mal, agindo como se fossem a lei e buscando fervorosamente motivações para praticar o mal entre seus vizinhos, almejando a autoridade e superioridade, o segundo tem motivações opostas: busca-se ficar o mais “escondido” possível, não se envolver em problemas que não concernem a si próprio, não ter uma opinião divergente, viver e esperar a morte ou mesmo buscá-la. Serão utilizados como referências bibliográficas principalmente leituras da obra de Hannah Arendt concernentes à questão do fascismo e da banalização do mal, e de Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca dos microfascismos, além de leituras específicas sobre a obra de Michael Haneke.
Palavras-chave: Fascismo
Microfascismo
Michael Haneke
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BATISTA, Juliana Figueira. Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFBatista.pdf549.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.