Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da | - |
dc.contributor.author | Castello Branco, João Rebouças | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T17:32:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9130 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Orientação político-ideológica - Análise econométrica | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.title | A orientação política é importante para educação?: evidências de eleições municipais no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7731191536528594 | pt_BR |
dc.description.resumo | Há consenso na literatura da importância da educação para o desenvolvimento econômico e bem-estar da sociedade. No debate cotidiano, as diferentes orientações políticas (esquerda, direita ou centro) enfatizam mais ou menos investimento em educação como um motor da qualidade do ensino e, além disso, aponta-se a eficiência de cada orientação política na qualidade da educação. Dentro deste debate muito se enfatiza sobre a necessidade de se aumentar os gastos com educação para que o sistema de ensino brasileiro tenha melhor qualidade. As evidências para o caso do Brasil, no entanto, apontam que mais gastos não acarretam necessariamente em melhor qualidade do ensino e, a literatura aponta para caminhos alternativos ao aumento dos gastos. Utilizando uma estratégia de Regressão Descontínua (RD), este trabalho pretende buscar evidências de que a orientação política do prefeito tem impacto sobre indicadores de educação. Três indicadores são analisados, o gasto com educação, as notas no IDEB e os resultados dos alunos na Prova Brasil para Língua Portuguesa (LP) e Matemática(MT) em alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que não há efeito significativo da orientação partidária do prefeito sobre educação, seja ela direita,esquerda ou centro. Alguns testes de Robustez foram realizados para conferir mais rigor às regressões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JRCBranco.pdf | 209.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.