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dc.contributor.advisorRocha, Romero Cavalcanti Barreto da-
dc.contributor.authorCastello Branco, João Rebouças-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:32:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:32Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9130-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectOrientação político-ideológica - Análise econométricapt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.titleA orientação política é importante para educação?: evidências de eleições municipais no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7731191536528594pt_BR
dc.description.resumoHá consenso na literatura da importância da educação para o desenvolvimento econômico e bem-estar da sociedade. No debate cotidiano, as diferentes orientações políticas (esquerda, direita ou centro) enfatizam mais ou menos investimento em educação como um motor da qualidade do ensino e, além disso, aponta-se a eficiência de cada orientação política na qualidade da educação. Dentro deste debate muito se enfatiza sobre a necessidade de se aumentar os gastos com educação para que o sistema de ensino brasileiro tenha melhor qualidade. As evidências para o caso do Brasil, no entanto, apontam que mais gastos não acarretam necessariamente em melhor qualidade do ensino e, a literatura aponta para caminhos alternativos ao aumento dos gastos. Utilizando uma estratégia de Regressão Descontínua (RD), este trabalho pretende buscar evidências de que a orientação política do prefeito tem impacto sobre indicadores de educação. Três indicadores são analisados, o gasto com educação, as notas no IDEB e os resultados dos alunos na Prova Brasil para Língua Portuguesa (LP) e Matemática(MT) em alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que não há efeito significativo da orientação partidária do prefeito sobre educação, seja ela direita,esquerda ou centro. Alguns testes de Robustez foram realizados para conferir mais rigor às regressões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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