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http://hdl.handle.net/11422/9140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ellwanger, Gilberto Bruno | - |
dc.contributor.author | Pombo, Tássia Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T12:50:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9140 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Módulo offshore | pt_BR |
dc.subject | FPSO | pt_BR |
dc.title | Avaliação do comportamento estrutural global de um módulo de plataforma de petróleo offshore tipo FPSO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Maria Cascão Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, José Renato Mendes de | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é o de analisar estruturas complexas do convés de uma plataforma de petróleo offshore do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) para operar em águas profundas e ultraprofundas da costa brasileira. Será considerada uma plataforma convertida a partir de um navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier), sendo esse o caso da maioria dos FPSO’s em operação no Brasil. Esse trabalho é constituído pela descrição desse tipo de plataforma e como ela funciona, bem como dos diversos processos realizados por essa unidade. A análise de fato, será de uma das estruturas do topside. Tendo sido escolhido como exemplo um módulo de produção. O trabalho apresenta a descrição do modelo estrutural do módulo escolhido, os carregamentos básicos considerados (que são peso-próprio, peso de equipamentos e de tubulação, sobrecarga, vento e movimentos da unidade flutuante), a análise da estrutura em três situações distintas (operação sob condições ambientais extremas, plataforma em trânsito e operação com o navio adernado; sendo verificados os estados limite último e de serviço) e a apresentação dos resultados e conclusões das análises. As análises serão realizadas de acordo com as normas DNV (Det Norske Veritas), AISC (American Institute of Steel Construction) e API (American Petroleum Institute), verificando que a estrutura está apta a operar durante os vinte e cinco anos ininterruptos de vida útil da plataforma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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