Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9157
Especie: Relatório
Título : Determinantes da estrutura de capitais das empresas brasileiras com ações negociadas em bolsas de valores
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Ricardo Pereira Câmara
Gomes, Gabriel
Resumen: Desde a hipótese da irrelevância da estrutura de capitais para o valor da firma, várias teorias e testes empíricos foram desenvolvidos para se buscar os determinantes da estrutura de capitais das empresas. Investigamos quais são os determinantes da estrutura de capitais de 144 empresas nacionais cujas ações negociaram em bolsa no período de 1995 a 1997. Encontramos sustentação para as teorias da hierarquia das fontes de financiamento, dos custos de insolvência e da assimetria de informação. As empresas menos endividadas são as mais rentáveis, com uma proporção de ativos fixos menor e com mais oportunidades de crescimento. As empresas com lucros mais voláteis e de menor tamanho surgem como as mais alavancadas. Os custos de agência e de insolvência emergem como determinantes importantes da estrutura de capitais das empresas analisadas. A escassez de recursos domésticos baratos de longo prazo pode explicar por que empresas menores são mais alavancadas, sofrendo de uma possível combinação de valor de mercado menor com uma maior proporção de empréstimos de curto prazo. Finalmente, o setor industrial não parece explicar as variações encontradas na estrutura de capitais das empresas.
Resumen: Unavailable
Materia: Finanças
Estrutura de capital
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Relatórios COPPEAD
Número: 337
Fecha de publicación: 2001
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 1518-3335
Citación : LEAL, Ricardo Pereira Câmara; GOMES, Gabriel. Determinantes da estrutura de capitais das empresas brasileiras com ações negociadas em bolsas de valores. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 21 p. (Relatórios COPPEAD, 337).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RC_337-Comp..pdf55.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.