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dc.contributor.authorRodrigues, Murilo Ramos Alambert-
dc.contributor.authorLeal, Ricardo Pereira Câmara-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:34:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:32Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Murilo Ramos Alambert; LEAL, Ricardo Pereira Câmara. O efeito valor, o efeito tamanho e o modelo multifatorial: evidências do caso brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 25 p. (Relatórios COPPEAD, 338).pt_BR
dc.identifier.issn1518-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9159-
dc.description.abstractUnavailablept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.relation.ispartofRelatórios COPPEADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectModelo de avaliação de ativos (CAPM)pt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectWorking paperpt_BR
dc.titleO efeito valor, o efeito tamanho e o modelo multifatorial: evidências do caso brasileiropt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a avaliar a existência do efeito valor e do efeito tamanho na determinação dos fatores de risco presentes nas variações dos retornos das ações transacionadas na Bolsa de Valores de São Paulo no período de junho de 1991 a maio de 1999. Analisamos a adequabilidade da utilização de um modelo multifatorial e de modelos bivariados como especificações que sejam superiores, em termos de poder explanatório, à do modelo CAPM, um dos principais paradigmas do campo das finanças. As carteiras de ações foram construídas com base nas variáveis razão valor de mercado/valor patrimonial e valor de mercado. Foram examinadas estratégias de investimento baseadas em ações de valor, ações de crescimento e em ações de empresas de maior e menor valor de mercado. Os modelos propostos foram aplicados a oito carteiras formuladas a partir da combinação das quatro carteiras citadas anteriormente. Os resultados encontrados apontam para a superioridade das estratégias baseadas em ações de valor em relação às ações de crescimento e à presença de um efeito tamanho favorável às ações de empresas de maior valor de mercado. Ficou evidenciada a má especificação do modelo CAPM e também o ganho em poder explanatório que a utilização de variáveis que mimetizam o efeito valor e o efeito tamanho trazem para a explicação das variações dos retornos das ações brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.citation.issue338pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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