Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9161
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A insuficiência da divisão “direita – esquerda”: uma nova caracterização multiculturalista baseada na obra de Will Kymlicka
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Ana Luiza Miranda Moreira
Advisor: Shecaira, Fábio Perin
Abstract: A visão dicotômica entre “direita” e “esquerda”, categorias tradicionais que permeiam o universo e discurso político, se torna gradativamente inadequada, na medida em que ignora questões relevantes, emergentes de um contexto em que há falta de homogeneidade cultural em países ocidentais industrializados. O objetivo deste trabalho é demonstrar que esta dicotomia é insuficiente para identificar os posicionamentos políticos correntes. Tal análise partirá da perspectiva da teoria multiculturalista, baseada na obra do autor Will Kymlicka, adentrando a seara do estudo da teoria da justiça. A pesquisa buscou apresentar uma alternativa à tradicional díade, que não afasta a sua aplicação, mas que, outrossim, vem complementá-la, com o intuito de suprir a sua insuficiência frente a diversas demandas, dentre elas aquelas oriundas dos grupos sociais minoritários, e o inevitável choque entre estas e as demandas da sociedade dominante. Neste contexto, a teoria multiculturalista apresenta-se como uma alternativa promissora, por preocupar-se com estes grupos minoritários e em como atender suas demandas de forma justa e igualitária.
Keywords: Direita
Esquerda
Multiculturalismo
Justiça
Igualdade
Direito de minorias
Right
Left
Multiculturalism
Justice
Equality
Minority rights
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Ana Luiza Miranda. A insuficiência da divisão “direita – esquerda”: uma nova caracterização multiculturalista baseada na obra de Will Kymlicka. 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito), Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMMoreira.pdf428.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.