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dc.contributor.advisorBonizzato, Luigi-
dc.contributor.authorLima, Juliana Mariano-
dc.date.accessioned2019-08-21T17:03:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:32Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationLIMA, Juliana Mariano. A constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito), Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9177-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Domiciliar no Brasilpt_BR
dc.subjectDireito Constitucionalpt_BR
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
dc.subjectDireitos Coletivospt_BR
dc.subjectLiberdade Individualpt_BR
dc.subjectPrincípios Constitucionaispt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectHome Education in Brazilpt_BR
dc.subjectConstitutional rightpt_BR
dc.subjectFundamental rightspt_BR
dc.subjectCollective Rightspt_BR
dc.subjectIndividual freedompt_BR
dc.subjectConstitutional principlespt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.titleA constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8169452504332343pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia irá discorrer sobre a constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil. A análise do tema terá início nas transformações sociais que estão resultando num aumento expressivo do número de pais que elegem o ensino domiciliar como uma prática educacional plausível. Será abordado o que se entende pelo fenômeno do ensino domiciliar e a possibilidade de através dele ser garantida a efetiva tutela educacional à criança e ao adolescente, conforme a Constituição Federal e legislação infraconstitucional. O estudo será elaborado sob a perspectiva dos princípios constitucionais pertinentes à questão, de acordo com o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, bem como o princípio da proteção e do melhor interesse da Criança e do Adolescente. Neste sentido, realizar-se-á um paralelo entre o direito fundamental à educação enquanto direito social, e os limites da liberdade individual para efetivá-lo. Após a análise constitucional, será efetuado o exame do Projeto de Lei 3179/12. Serão apresentados os posicionamentos doutrinários referentes à constitucionalidade da educação domiciliar no Brasil e um breve comparação à forma como o tema é enfrentado em determinados países. Por fim, efetuar-se-á uma análise judicial sobre o presente objeto de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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