Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9193
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Drones ao resgate: uma solução de apoio para resposta a emergências
Autor(es)/Inventor(es): Correia, Henrique Romano
Orientador: Borges, Marcos Roberto da Silva
Coorientador: Dias, Angélica Fonseca da Silva
Coorientador: França, Juliana Baptista dos Santos
Resumo: Emergência é uma condição de ameaça que requer uma ação urgente, uma resposta eficaz, e dentro de um cenário de emergência podem existir riscos para os agentes respondedores, assim como para os afetados. O tempo de resposta e a qualidade da mesma são cruciais para que indivíduos e ambientes afetados sejam atendidos em suas necessidades, e possíveis riscos e danos sejam minimizados. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apoiar os agentes envolvidos na resposta à emergência, através de uma solução colaborativa suportada por uma aplicação e pelo uso de drones. Esta solução visa coletar informações do cenário de emergência trabalhado, de forma que, através da colaboração de especialistas, haja um maior suporte à tomada de decisão feita pelos agentes responsáveis dentro deste cenário, levando a mesma a ocorrer em menor tempo, agilizando assim a resposta à emergência. Neste trabalho, buscou-se fazer a validação com especialistas do efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que já atuam com drones, para avaliar a utilidade da solução em cenários reais.
Palavras-chave: Sistema de informação
Sistemas colaborativos
Drones
Information system
Collaborative systems
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRCorreia.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.