Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9296
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da influência de deformações rúpteis nos argilominerais em afloramento da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda)
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Fernanda Caetano de Mattos Bastos
Orientador: Polivanov, Helena
Resumo: A Formação Resende é uma unidade estratigráfica de idade paleogênica que constitui o principal preenchimento sedimentar das bacias de Resende e Volta Redonda no segmento central do RCSB. É caracterizada por uma sucessão sedimentar de arenitos feldspáticos pouco consolidados intercalados com lamitos esverdeados que encontra-se moderadamente a intensamente deformada. O presente trabalho visa realizar uma análise da mineralogia das argilas em um afloramento pouco consolidado da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda), com o intuito de identificar e caracterizar uma possível influência da deformação rúptil na formação e distribuição desses minerais. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica acerca da mineralogia e dos aspectos paleoambientais e paleodeposicionais da Formação Resende e o estudo da difração de raios X de 20 amostras coletadas no afloramento estudado. As camadas estudadas classificadas anteriormente como areníticas são predominantemente arenosas, mas apresentam quantidade significativa de argila com média de aproximadamente 20%. As camadas classificadas anteriormente como lamíticas apresentam quantidades consideráveis de argila, chegando a ter mais de 50%. Tanto nas amostras lamíticas quando areníticas a presença de esmectita e caulinita foi identificada em todas as amostras, enquanto a ilita foi identificada em teores muito baixos ou estava ausente. Os argilominerais tem origem detrítica e intempérica no afloramento estudado. A variação das proporções de esmectita e caulinita apontam para uma influência de F1 (falha principal a sul do afloramento estudado) no tipo de argilomineral intempérico formado, porém essa influência só pode ser observada dentro de uma mesma camada arenítica. A variação das proporções de ilita não mostraram relação com o plano de falha.
Palavras-chave: Mineralogia
Argila
Volta Redonda (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CUNHA, F. C. de M. B.pdf4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.