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dc.contributor.advisorMaidantchik, Carmen Lúcia Lodi-
dc.contributor.authorMoraes, Laura de Oliveira Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-04T11:50:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:34Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9310-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCERNpt_BR
dc.subjectATLASpt_BR
dc.subjectassistência ao usuáriopt_BR
dc.subjectcolaboração internacionalpt_BR
dc.titleSistema de apoio a usuários dos softwares de gestão descentralizada em uma colaboração de grande portept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Seixas, José Manoel de-
dc.contributor.referee1Paula, Bruno Souza de-
dc.contributor.referee2Villas-Boas, Sergio Barbosa-
dc.description.resumoEste projeto corresponde a um sistema para assistir os usuários dos softwares de gerenciamento de uma colaboração de grande porte a: relatar erros, solicitações e dúvidas; se informar sobre regras e funcionalidades existentes; e administrar o processo de trabalho dos desenvolvedores. A proposta foi desenvolvida em um contexto onde usuários e desenvolvedores estão dispersos geogra camente, há constante rotatividade de participantes e muitas mudanças de requisitos. Este trabalho está inserido na colaboração internacional ATLAS para facilitar o entendimento da lógica operacional dos sistemas construídos pelo grupo UFRJ/CERN. O ATLAS está dividido em comitês, que são as unidades responsáveis por administrar diferentes áreas do experimento. Estes grupos utilizam 15 aplicativos, divididos em três grandes blocos: gerenciamento de membros, publicações e equipamentos. Estes comitês estão sempre levantando novos requisitos para os sistemas, devido à rotatividade de seus participantes e à gestão descentralizada do experimento, que permite que todos os colaboradores contribuam. Portanto, é importante que os usuários possam descrever e acompanhar os pedidos ou dúvidas feitos à equipe de desenvolvimento. Como as condições de funcionamento dos sistemas podem mudar, os usuários também devem poder visualizar as ações que podem ser realizadas e as permissões de acesso. Este trabalho oferece ferramentas para usuários adicionarem e visualizarem as atividades da equipe de desenvolvimento. De modo a orientá-los sobre funcionalidades e regras de acesso disponíveis, o sistema proporciona diferentes formas de obter a informação desejada. A primeira é construída a partir do contexto em que se encontra o usuário, levando em conta seu papel no sistema e a página acessada. A segunda e a terceira exibem aspectos distintos de todas as funcionalidades disponíveis. Para questões de outros gêneros, uma área é disponibilizada para perguntas livres, organizadas de acordo com a relevância para os usuários. Por m, para os gestores, um painel com indicadores é apresentado. Esses indicadores foram escolhidos de modo a auxiliar na divisão das atividades entre os desenvolvedores e na distribuição de prioridades entre as diferentes áreas. Estas soluções estão instaladas nos servidores do CERN e começaram a ser utilizadas em Março de 2013.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Eletrônica e de Computação

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