Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9387
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Faculdade Nacional de Direito e o Estado autoritario: um breve retrato da luta pela liberdade dentro de uma instituição federal durante a primeira década da ditadura militar no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Machado, Cyntia de Andrade
Advisor: Magalhães, Juliana Neuenschwander
Abstract: Analisam-se as questões relevantes envolvendo a Faculdade Nacional de Direito como exemplo da luta pela democracia antes e depois do levante militar de 1964 que resultou na implantação de um regime militar no Brasil. Para melhor compreensão do tema a primeira parte volta-se a analise da conjuntura internacional e nacional durante o século XX, que resultou em uma instabilidade política na democracia brasileira. Aborda-se como tema principal a Guerra-Fria e o medo da ampliação dos ideais socialistas pelo mundo, dando ênfase nas intervenções norte-americanas nas lutas sociais da América Latina, em relação à conjuntura interna brasileira observa-se o desenvolvimento dos diferentes governos ao longo do século XX e o seu conturbado relacionamento com os movimentos sociais. Na segunda parte dedica-se ao resgate dos históricos institucionais tanto da Faculdade Nacional de Direito quanto do Centro Acadêmico Candido de Oliveira, sobrepesando-se suas participações no cenário político nacional e suas posições de vanguarda intelectual. Preocupa-se também em demonstrar o cotidiano institucional coadunado com a progressiva cassação de direitos individuais e coletivos e com as lutas de resistência feitas pelos estudantes e profissionais do direito dentro de um Estado de exceção. Preocupa-se também em exemplificar através do caso concreto das lutas por poder internas a instituição as demais batalhas políticas travadas na sociedade brasileira da época. Provando-se, portanto, que o direito é um ambiente de embates políticos em constante movimento.
Keywords: História do Direito
História das Instituições
Ditadura
1964-1985
Histoire du Droit
Histoire des institutions
Dictature
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::HISTORIA DO DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Cyntia de Andrade. A Faculdade Nacional de Direito e o Estado autoritário: um breve retrato da luta pela liberdade dentro de uma instituição federal durante a primeira década da ditadura militar no Brasil. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMachado.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.