Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9396
Type: Tese
Title: Análise da capacidade de descarregamento de dados usando o sistema de transporte público de uma metrópole
Author(s)/Inventor(s): Dias, Daniel de Souza
Advisor: Costa, Luís Henrique Maciel Kosmaslki
Abstract: Cidades inteligentes melhorarão a qualidade de vida de seus cidadãos com a ajuda das tecnologias da informação e da comunicação. Entre outras tarefas, é necessário o monitoramento ambiental e a análise das informações para determinar ações apropriadas. A realização dessas tarefas depende de infraestrutura de comunicação confiável e ubíqua, como uma rede celular. No entanto, a rede celular pode não ser capaz de lidar com as necessidades de pico, deixando de prestar serviços quando a cidade mais precisa. Uma solução promissora, objeto deste estudo, é utilizar canais de comunicação alternativos para aliviar a infraestrutura da rede celular. Nesta tese investiga-se a transmissão de dados usando redes veiculares como um canal de descarregamento de dados. Mais especificamente, é analisada uma rede veicular formada por veículos de transporte público, ônibus e táxis, que circulam pela cidade ao longo de todo o dia. Utilizar a onipresença de ônibus e táxis para ajudar a reunir e mover dados, parece promissor; entretanto, deve-se garantir que eles possam fornecer coletivamente a dinâmica e a capacidade necessárias para satisfazer os requisitos de transmissão. Analisa-se também a dinâmica e a capacidade da rede veicular considerando diferentes tecnologias sem-fio atualmente disponíveis. Dada a escala da rede e o grande número de interações entre veículos, inicialmente foi necessário reduzir a complexidade do sistema adotando uma topologia de grade e agrupando em clusters veículos próximos usando o algoritmo STING. As análises revelam aspectos interessantes, como o fato dos veículos apresentarem diferentes padrões de movimentos. Além disso, ônibus possuem um tempo médio inferior ao dos táxis para alcançar o próximo ponto de transferência. Finalmente, os resultados mostram que quantidades significativas de dados podem ser transportadas na cidade do Rio de Janeiro, da ordem de 500 TB por dia.
Abstract: Smart cities will improve the quality of life of their citizens with the help of information and communication technologies. Among other tasks, it involves environmental monitoring and information analysis to determine appropriate actions. The accomplishment of these tasks depends on a reliable, ubiquitous communication infrastructure, such as a cellular network. Nevertheless, the cellular network may not be sufficient to handle peak loads and may fail to provide services when the city needs it most. A promising solution, object of this study, is to rely on alternative communication channels to alleviate the cellular infrastructure. This thesis investigates the transmission of data using vehicular networks as a data offloading channel. More specifically, it is analyzed a vehicular network of public transport vehicles, composed by buses and taxis, which circulate at the city throughout the day. Relying on the ubiquitous presence of buses and taxis to help gather and move data sounds promising, nevertheless we must make sure that they can collectively provide the necessary dynamics and capacity to satisfy the transmissions requirements. It is analyzed the dynamics and capacity of the vehicular network by considering different wireless technologies currently available. Given the scale of the network and the huge number of interactions between vehicles, we first reduce the complexity of the system by adopting a grid topology and grouping in clusters nearby nodes using the STING algorithm. Our analyses reveal aspects like vehicles having different patterns of movements. Also, buses have a lower mean time than taxis to reach the next transfer point. Finally, the results show that significant amounts of data can be offloaded onto the vehicular network in the city of Rio de Janeiro, reaching 500 TB daily
Keywords: Engenharia elétrica
Redes veiculares
Dados de GPS dos ônibus da cidade do Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
882148.pdf3.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.