Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9468
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Confiabilidade da codificação da causa básica de morte nas declarações de óbito dos estados do Amazonas e Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Garcia, Juliana Lima
Advisor: Costa, Antonio José Leal
Abstract: Observa a codificação das causas de morte é uma das etapas do processamento da declaração de óbito, para que os dados contidos na declaração cheguem ao Sistema de Informação sobre Mortalidade. É parte essencial, porém complexa devido às regras e possíveis interpretações, sendo necessário o conhecimento da confiabilidade destas codificações. São analisadas a codificação de causa básica, das declarações de óbito (DO) nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro, no ano de 2014. As declarações de óbito disponibilizadas pelos estados do Amazonas e Rio de Janeiro foram recodificadas por codificadora considerada experiente, sem que soubesse da codificação original e em seguida comparadas. Foram definidos os estratos “fetal e neonatal” e “pósneonatal e maior ou igual 1 ano” e realizado análises segundo os níveis da CID10. Os códigos (original e recodificado) foram registrados pelo programa Cspro 5 e os cálculos de coeficiente kappa e proporção de concordância pelo programa Stata 12. A avaliação dos resultados encontrados, para o coeficiente kappa,foi segundo os pontos de corte de Landis e Koch (1977). Os resultados demonstram que segundo os níveis da CID10, no RJ, o coeficiente kappa geral (k) foram quase perfeitos, diferente do AM que variou de quase perfeito à substancial. E a proporção de concordância das declarações segundo os estratos, foi inversamente proporcional ao nível de especificação da CID10, em ambos os estados. As considerações finais apontam que a codificação nos dois estados têm se mostrado boas, contudo é apropriado buscar sempre a melhor qualificação dos dados, em especial para óbitos fetais e neonatais.
Keywords: Atestado de óbito
Registros de Mortalidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GARCIA, Juliana Lima. Confiabilidade da codificação da causa básica de morte nas declarações de óbito dos estados do Amazonas e Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLGARCIA.pdf276.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.