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dc.contributor.authorBarbosa, José Geraldo P.-
dc.contributor.authorGonçalves Neto, Cesar-
dc.date.accessioned2019-09-12T17:38:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:23Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationBARBOSA, José Geraldo P.; GONÇALVES NETO, Cesar. Gestão de conhecimento em empresas brasileiras. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. (Relatórios COPPEAD, 361).pt_BR
dc.identifier.isbn857508044Xpt_BR
dc.identifier.issn1518-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9486-
dc.description.abstractUnavailablept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.relation.ispartofRelatórios COPPEADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEmpresas-Brasil.pt_BR
dc.subjectIndústria-Brasil.pt_BR
dc.subjectWorking paperpt_BR
dc.titleGestão de conhecimento em empresas brasileiraspt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi avaliar, em empresas brasileiras do setor industrial, a importância que elas atribuíam às atividades de gestão de conhecimento, aqui agrupadas em três dimensões: (1) atividades de valorização do conhecimento; (2) atividades internas facilitadoras de transferência de conhecimento entre funcionários da empresa; e (3) atividades facilitadoras de transferência de conhecimento entre funcionários da empresa e de outras organizações. A importância, atribuída a cada uma das dimensões foi verificada através da utilização de um método que procurava (1) medir, em cada empresa, a presença das diversas atividades que integram cada dimensão; (2) associar indicadores e/ou índices de desempenho freqüentemente utilizados e investimentos relevantes realizados a cada dimensão. Paralelamente procurou-se avaliar em cada empresa a sua capacidade de inovação, considerada como um dos principais benefícios de uma adequada gestão de conhecimento, assim como verificar a adequação dos nomes escolhidos para as três dimensões da gestão de conhecimento, através da execução de uma análise de componentes principais (APC). A pesquisa foi conduzida por meio de questionários de pesquisa respondidos por membros da Alta Direção de cada empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.citation.issue361pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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