Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9486
Especie: Relatório
Título : Gestão de conhecimento em empresas brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, José Geraldo P.
Gonçalves Neto, Cesar
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi avaliar, em empresas brasileiras do setor industrial, a importância que elas atribuíam às atividades de gestão de conhecimento, aqui agrupadas em três dimensões: (1) atividades de valorização do conhecimento; (2) atividades internas facilitadoras de transferência de conhecimento entre funcionários da empresa; e (3) atividades facilitadoras de transferência de conhecimento entre funcionários da empresa e de outras organizações. A importância, atribuída a cada uma das dimensões foi verificada através da utilização de um método que procurava (1) medir, em cada empresa, a presença das diversas atividades que integram cada dimensão; (2) associar indicadores e/ou índices de desempenho freqüentemente utilizados e investimentos relevantes realizados a cada dimensão. Paralelamente procurou-se avaliar em cada empresa a sua capacidade de inovação, considerada como um dos principais benefícios de uma adequada gestão de conhecimento, assim como verificar a adequação dos nomes escolhidos para as três dimensões da gestão de conhecimento, através da execução de uma análise de componentes principais (APC). A pesquisa foi conduzida por meio de questionários de pesquisa respondidos por membros da Alta Direção de cada empresa.
Resumen: Unavailable
Materia: Inovações tecnológicas
Empresas-Brasil.
Indústria-Brasil.
Working paper
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Relatórios COPPEAD
Número: 361
Fecha de publicación: 2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISBN: 857508044X
ISSN: 1518-3335
Citación : BARBOSA, José Geraldo P.; GONÇALVES NETO, Cesar. Gestão de conhecimento em empresas brasileiras. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. (Relatórios COPPEAD, 361).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RC_361-Comp..pdf63.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.