Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/9555
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O processo criativo na formação de professores a partir da produção audiovisual |
Autor(es)/Inventor(es): | Anjos, Nathalia Oliveira Almeida dos |
Orientador: | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de |
Resumo: | Na atualidade, as mídias e o audiovisual estão cada vez mais presentes no convívio social e educacional, com isso, há a necessidade de atualizar a forma de trabalhar o conteúdo apresentado em sala de aula e inserir práticas adequadas as novas características da sociedade. Neste trabalho apresentamos um projeto voltado para a formação inicial de professores que debate os sentidos da produção audiovisual como fundamento, um modo de agir que permite transformações nas práticas educacionais existentes e leva em consideração a necessidade de implementar processos criativos em coletivo, como eixo estruturante. Sendo assim, abordando conceitos com ênfase em Semiótica, Mimese e Criatividade no campo do Cinema e da Educação, o projeto atua ao longo da formação inicial de professores da UFRJ, como um espaço para o desenvolvimento de trabalhos coletivos e colaborativos. Utiliza-se a técnica de Stopmotion animando peças de LEGO® para criar produtos audiovisuais que tratam sobre uma tensão histórica acerca do alvorecer da noção de espaço na química. O material foi desenvolvido com os recursos do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-CAPES UFRJ), situado no Núcleo de Educação à Distância da UFRJ (NEaD-UFRJ). O resultado obtido (veja no Youtube em: https://www.youtube.com/user/lifeufrj) constitui material fílmico de livre acesso, e compreende um percurso metodológico de: (a) pesquisa, (b) seleção, (c) criação de narrativa, (d) negociação de sentidos a serem representados, e (e) permanente avaliação em colaboração, (f) com a participação dos envolvidos em todas as etapas do processo. Esse fluxo de imersão no trabalho situa um itinerário formativo fundamentado na criação, a partir do agir junto, compreendendo essas etapas. Tanto ou mais do que o produto em si defendemos o valor do processo de produção como um processo potencialmente transformador dos modos de agir prioritários em curso hoje nos cursos de graduação. Defendemos a produção audiovisual como uma ferramenta para a formação docente inicial frente à contemporaneidade digital, buscando abordar conceitos como interdisciplinaridade, criatividade, autonomia e alteridade. Consideramos que a proposta de um modo de “ensinar-aprender” na produção de material audiovisual tem a ver com a superação de práticas baseadas na transmissão de conteúdo, cristalizadas em uma visão disciplinar que prolonga a presença do estudante na frente do professor. Além disso, permite superar também limitações demarcadas pelo espaço-tempo da aula, que via de regra envolve pouca ou nenhuma colaboração, além de possibilitar diálogo interdisciplinar traçando um caminho que envolve conhecer, aprender e ensinar. |
Palavras-chave: | Formação de professores Produção audiovisual Semiótica Artes |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Ago-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nathalia Oliveira Almeida dos Santos.pdf | 911.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.