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http://hdl.handle.net/11422/958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da | - |
dc.contributor.author | Alvarenga, Nathália de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T16:46:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:20Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/958 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua árabe | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do discurso | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua árabe por meio de gêneros textuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3251806541749513 | pt_BR |
dc.description.resumo | Descrever o ensino de língua árabe utilizando gêneros textuais. Para isso, utilizam-se pressupostos de autores como Bakhtin (1997), Bronckart (1999), Marcuschi (2002), Schneuwly & Dolz (2004) para tratar do conceito de gêneros textuais, gêneros primários e secundários e gênero no ensino de línguas, no caso o árabe. Também abordam-se as características gerais dos gêneros de modo que esse conhecimento seja aplicado na análise dos gêneros escolhidos, a saber: capa de jornal, palavras cruzadas, outdoor, lista de compras de supermercado, cardápio e receita culinária. O critério adotado para a escolha destes é o da variabilidade, por tratarem-se de gêneros com os quais se podem trabalhar questões de formalidade e informalidade, além do léxico, aspectos da cultura árabe, e também a noção de texto como sendo um processo de produção heterogêneo (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). Os textos analisados têm como base tópicos gramaticais aprendidos em lições do curso de árabe do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) e a finalidade do uso dos gêneros escolhidos é possibilitar uma reflexão sobre a língua assim como tornar os alunos capazes de utilizar esses gêneros como modelos para sua própria produção textual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Árabe |
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