Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/958
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ensino de língua árabe por meio de gêneros textuais |
Autor(es)/Inventor(es): | Alvarenga, Nathália de Sousa |
Orientador: | Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da |
Resumo: | Descrever o ensino de língua árabe utilizando gêneros textuais. Para isso, utilizam-se pressupostos de autores como Bakhtin (1997), Bronckart (1999), Marcuschi (2002), Schneuwly & Dolz (2004) para tratar do conceito de gêneros textuais, gêneros primários e secundários e gênero no ensino de línguas, no caso o árabe. Também abordam-se as características gerais dos gêneros de modo que esse conhecimento seja aplicado na análise dos gêneros escolhidos, a saber: capa de jornal, palavras cruzadas, outdoor, lista de compras de supermercado, cardápio e receita culinária. O critério adotado para a escolha destes é o da variabilidade, por tratarem-se de gêneros com os quais se podem trabalhar questões de formalidade e informalidade, além do léxico, aspectos da cultura árabe, e também a noção de texto como sendo um processo de produção heterogêneo (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). Os textos analisados têm como base tópicos gramaticais aprendidos em lições do curso de árabe do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) e a finalidade do uso dos gêneros escolhidos é possibilitar uma reflexão sobre a língua assim como tornar os alunos capazes de utilizar esses gêneros como modelos para sua própria produção textual. |
Palavras-chave: | Língua árabe Gêneros textuais Gêneros do discurso |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Árabe |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAlvarenga.pdf | 893.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.