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http://hdl.handle.net/11422/9644
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pfeil, Michèle Schubert | - |
dc.contributor.author | Soares, Rachel Wysard | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T11:14:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:15Z | - |
dc.date.issued | 2011-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9644 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pontes Integrais | pt_BR |
dc.subject | Variações de Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Interação solo-estrutura | pt_BR |
dc.subject | Fundações de Pontes em Estacas de Aço | pt_BR |
dc.title | Efeito da variação de temperatura em pontes integrais de concreto com fundações em estacas de aço | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santana, Christian Matos de | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Francisco José Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Ricardo Valeriano | - |
dc.contributor.referee3 | Battista, Ronaldo Carvalho | - |
dc.description.resumo | Juntas de dilatação podem causar problemas consideráveis e manutenção freqüente ao longo da vida útil de uma ponte de concreto. Uma solução para esses problemas é a eliminação das juntas de dilatação e dos apoios simples nas extremidades das longarinas, resultando nas chamadas Pontes Integrais. Nestas pontes o tabuleiro é construído de forma contínua e integrado aos encontros, formando uma estrutura rígida em pórtico, suportada por uma única fileira de estacas na região dos encontros. Devido às vantagens econômicas, funcionais e aumento da durabilidade, atualmente e em diversas partes do mundo, pontes integrais têm sido consideradas como alternativa a pontes tradicionais. Por serem estruturas contínuas, estas pontes sofrem alongamento e contração significativos devidos às variações de temperatura ao longo de sua vida útil, induzindo grandes deslocamentos horizontais ao sistema formado pelo aterro de aproximação, os encontros e também pelas estacas que suportam o conjunto. Estas ações cíclicas podem ocasionar ruptura por fadiga das estacas de aço. Este trabalho descreve as características das pontes integrais e analisa um modelo numérico deste sistema estrutural sujeito a variações de temperatura considerando a interação soloestrutura e a ruptura por fadiga das estacas. Com os resultados das análises pode-se, para uma dada variação de temperatura, estabelecer o máximo comprimento da ponte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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