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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorSoares, Rachel Wysard-
dc.date.accessioned2019-09-18T11:14:36Z-
dc.date.available2019-09-20T03:00:16Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9644-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontes Integraispt_BR
dc.subjectVariações de Temperaturapt_BR
dc.subjectInteração solo-estruturapt_BR
dc.subjectFundações de Pontes em Estacas de Açopt_BR
dc.titleEfeito da variação de temperatura em pontes integrais de concreto com fundações em estacas de açopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santana, Christian Matos de-
dc.contributor.referee1Reis, Francisco José Costa-
dc.contributor.referee2Alves, Ricardo Valeriano-
dc.contributor.referee3Battista, Ronaldo Carvalho-
dc.description.resumoJuntas de dilatação podem causar problemas consideráveis e manutenção freqüente ao longo da vida útil de uma ponte de concreto. Uma solução para esses problemas é a eliminação das juntas de dilatação e dos apoios simples nas extremidades das longarinas, resultando nas chamadas Pontes Integrais. Nestas pontes o tabuleiro é construído de forma contínua e integrado aos encontros, formando uma estrutura rígida em pórtico, suportada por uma única fileira de estacas na região dos encontros. Devido às vantagens econômicas, funcionais e aumento da durabilidade, atualmente e em diversas partes do mundo, pontes integrais têm sido consideradas como alternativa a pontes tradicionais. Por serem estruturas contínuas, estas pontes sofrem alongamento e contração significativos devidos às variações de temperatura ao longo de sua vida útil, induzindo grandes deslocamentos horizontais ao sistema formado pelo aterro de aproximação, os encontros e também pelas estacas que suportam o conjunto. Estas ações cíclicas podem ocasionar ruptura por fadiga das estacas de aço. Este trabalho descreve as características das pontes integrais e analisa um modelo numérico deste sistema estrutural sujeito a variações de temperatura considerando a interação soloestrutura e a ruptura por fadiga das estacas. Com os resultados das análises pode-se, para uma dada variação de temperatura, estabelecer o máximo comprimento da ponte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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