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dc.contributor.advisorCaprace, Jean-David Job Emmanuel Marie-
dc.contributor.authorSantos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos-
dc.date.accessioned2019-09-19T14:07:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:18Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9675-
dc.description.abstractThe global shipping industry is under constant pressure to develop sustainable alternatives related to the emission of greenhouse gases, which is directly related to the fuel consumption. One of the main problems of vessel’s performance is consequence of deterioration of the hull and propeller. Based on this, it is necessary to predict the best maintenance interval without increasing resource spending. The sailing data was analyzed through data mining method, from the pre-processing of the database to the regression and classification analyzes. The result is a model of hull and propeller maintenance planning that identifies the best interval for execution of interventions in order to avoid a significant increase in ship consumption. The study demonstrates that it is possible to improve the efficiency of a fleet by means of this model developed from the sailing data already available in the daily routine of the vessels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectPlanejamento de manutençãopt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.titlePlanejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0107841514259315pt_BR
dc.contributor.referee1Pires Junior, Floriano Carlos Martins-
dc.contributor.referee2D'Agosto, Marcio de Almeida-
dc.description.resumoO cenário global de navegação encontra-se cada vez mais pressionado em busca de alternativas sustentáveis relacionadas à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, a qual está diretamente ligada ao consumo de combustível. Um dos principais problemas de desempenho das embarcações é fruto da deterioração das condições do casco e hélice. Com base nisso, faz-se necessário prever o melhor intervalo de manutenção, sem aumentar os gastos com recursos. Foi utilizado o método de mineração de dados de navegação, desde a adaptação da base de dados até as análises de regressão e classificação. O resultado é um modelo de planejamento de manutenção do casco e hélice que identifica o melhor intervalo para execução das intervenções, a fim de evitar aumento expressivo do consumo do navio. O estudo demonstra que é possível aperfeiçoar a eficiência de uma frota, por intermédio deste modelo desenvolvido a partir dos dados de navegação já disponíveis no dia a dia das embarcações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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