Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9719
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação de medidas operativas para aumento dos limites de intercâmbio entre regiões do sistema interligado nacional
Autor(es)/Inventor(es): Garcia, Bruno Braga
Tutor: Assis, Tatiana Mariano Lessa de
Tutor : Roberto, Marcio Leonardo Ramos
Resumen: Os grandes sistemas elétricos interligados têm como vantagem a possibilidade de permitir a realização de grandes trocas de energia entre áreas distantes quando houver necessidade. Essa característica traz como benefício a utilização ótima dos recursos energéticos disponíveis nas diferentes partes do sistema. Neste contexto, a definição e a aplicação de medidas que aumentem os limites de intercâmbio seguros são tarefas de vital importância. Este trabalho se inicia com a apresentação da metodologia de cálculo utilizada para encontrar limites de intercâmbios entre regiões de um sistema elétrico. Após esta apresentação, é mostrado como o Brasil, que possui um sistema energético hidrotérmico, realiza os planejamentos da expansão e da operação a médio e curto prazo. Em seguida, é descrito todo o caso de estudo deste trabalho: os efeitos climáticos que levaram a Região Sul do Brasil a enfrentar a falta de chuvas durante os meses de março a maio de 2012 e o consequente esvaziamento de seus reservatórios; também são apresentadas as soluções operativas que foram encontradas para não deixar que o subsistema da Região Sul se prejudicasse com essa falta de oferta de energia (devido à falta de vi chuvas), e as consequências que essa solução acarretou. Além disso, é apresentada uma proposta de medida adicional para resolver esse problema. Para analisar as medidas propostas, foram feitas simulações eletromecânicas ao longo do tempo no programa ANATEM. Os resultados encontrados indicam que medidas operativas, como o aumento de geração nas usinas e cortes de carga emergenciais, podem garantir maior segurança elétrica ao sistema, possibilitando maiores transferências de energia.
Materia: Estabilidade transitória
Intercâmbio
Planejamento da operação
Medidas operativas
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10007242.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.