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dc.contributor.advisorBatista, Eduardo de Miranda-
dc.contributor.authorSalles, Guilherme Cardoso de-
dc.date.accessioned2019-09-23T17:42:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:21Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9774-
dc.description.abstractThis work deals with distortional buckling of cold-formed lipped channels subject to uniform compression. A review of buckling in thin-walled structures is presented focusing on the distortional mode. Given the still inexistence of an analythical approach to distortional buckling, a rational approach based on Rayleigh Quotient method is developed and presented. In order to validate the proposed methods, results are compared with those obtained with Generalised Beam Theory (GBT) and those obtained with hand-methods for wide range of C-sections. Further analysis of the proposed methods shed some light on the distortional buckling mechanisms. The experimental investigation consisted of compression test of a column prone to distortional buckling with fixed-ends. This investigation included experimental determination of critical loads, observations of the buckling modes and post-buckling behaviour of the column.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectEstabilidade estruturalpt_BR
dc.subjectColunaspt_BR
dc.titleInvestigação analítica, numérica e experimental do modo de flambagem distorcional em perfis formados a friopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5246235217959055pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Cardoso, Daniel Carlos Taissum-
dc.contributor.referee1Landesmann, Alexandre-
dc.contributor.referee2Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de-
dc.description.resumoEste trabalho trata da flambagem distorcional em perfis formados a frio de seção U enrijecido sujeitos à compressão uniforme. Uma revisão bibliográfica dos modos de flambagem em estruturas de paredes finas é feita, com foco no modo distorcional. Diante da inexistência de um modelo analítico para compreensão deste modo de flambagem, essa dissertação desenvolve modelos e equações racionais para descrever esse fenômeno, aplicando o Método do Quociente de Rayleigh. Para avaliação dos modelos desenvolvidos, estes são comparados, para seções U enrijecido de diversas geometrias, com métodos baseados na Teoria Generalizada de Vigas e com modelos manuais de cálculo apresentados na revisão bibliográfica. Além disso, análises adicionais dos modelos desenvolvidos são apresentadas possibilitando melhor compreensão do modo distorcional. Uma investigação experimental é feita, com ensaio de uma coluna biengastada afetada pelo modo distorcional. Considerações sobre a força crítica experimental, desenvolvimento dos modos de flambagem e comportamento póscrítico da coluna fazem parte dessa investigação experimental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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