Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/985
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Solange da Silva
Advisor: Mendonça, Alexandre Ferreira de
Abstract: Este estudo busca fazer uma reflexão acerca das possibilidades e limites das novas tecnologias nas escolas, concebidas como espaço social por onde circulam e interagem diferentes culturas, mas que ainda reproduz um ensino homogêneo através de um currículo que muitas vezes silencia as diversidades. Tendo por referencial teórico o pensamento dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze, foi possível indagar se de fato as escolas estão vivenciando uma experiência pautada na inovação ou se as novas tecnologias tratam-se de mais uma nova opção técnica da sociedade de controle.
Abstract: This study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society.
Keywords: Tecnologia de informação e comunicação
Information technology
Mídias na educação
Media education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Program: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Department : Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jun-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/985
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778149.pdf723,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.