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dc.contributor.advisorTeixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.authorSilva, Lohrene de Lima da-
dc.date.accessioned2019-09-30T14:20:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:24Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9850-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres nas ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleAnálise das relações de poder de gênero no ensino de ciências proposto pela base nacional comum curricular sob a perspectiva da teoria do patriarcadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8422680013024398pt_BR
dc.contributor.referee1Martinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.referee2Heidelmann, Stephany Petronilho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849441731170198pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma defesa: a falta de discussão sobre as questões de gênero associadas ao Ensino de Química, não permitindo a articulação entre conteúdos científicos e valores sociais, colabora para a hierarquia de gênero dentro das Ciências Exatas e Naturais. A fim de fortalecer essa defesa, inicialmente, buscou-se compreender a concepção histórica da Teoria do Patriarcado tomando como base as investigações realizadas por Delphy (2009). A autora destaca que o termo patriarcado passou por três diferentes sentidos ao longo do tempo. Millet (1971) é quem teoriza a terceira e última conotação, a de maior interesse deste trabalho. A autora busca explicar a subordinação feminina através do estudo das relações de poder que constituem uma “política sexual”, formada pela sociedade e pela cultura. Em um segundo momento, o conceito de gênero é apresentado por Joan Scott (1995) que, muito influenciada por Michel Foucault (2010), o define como um saber sobre as diferenças sexuais. E, uma vez que a relação entre o saber e o poder seja inseparável, gênero estaria diretamente ligado às relações de poder. A fim de aprofundarmo-nos nas concepções de relações de poder de gênero, recorremos ao entendimento de Pierre Bourdieu (1989), que trouxe à tona uma reflexão sobre poder simbólico. Schiebinger (2001), Azevedo (2006) e Freitas e Pereira (2017) foram alguns autores utilizados para abordar sobre a invisibilidade e baixo número de mulheres nas ciências exatas e naturais. A partir do diálogo entre esses autores, a escola surge como instituição social propícia para o estudo de questões de gênero. Assim, buscou-se analisar de que forma as escolas brasileiras podem estar condicionadas, por meio da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada recentemente, a contribuir para o baixo número ou ao desenvolvimento profissional limitado de mulheres nas carreiras das Ciências da Natureza por meio de currículos que possam produzir e reproduzir estereótipos sociais. A metodologia utilizada para a sistematização dos dados foi a análise de conteúdo, segundo Carlomagno e Rocha (2016). Os resultados apontam que apesar de a BNCC afirmar seu compromisso com as demandas complexas da vida cotidiana do aluno, estimulando, em suas competências gerais, ações que contribuam para a transformação da sociedade, as competências específicas de Ciências da Exatas e da Natureza estão mais voltadas para o conteúdo, com abordagens predominantemente masculinizadas, contribuindo, portanto, para reproduzir e reforçar o domínio masculino sobre as mulheres nas Ciências. Palavraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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