Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.author | Silva, Lohrene de Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T14:20:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9850 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres nas ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Análise das relações de poder de gênero no ensino de ciências proposto pela base nacional comum curricular sob a perspectiva da teoria do patriarcado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8422680013024398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heidelmann, Stephany Petronilho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3849441731170198 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma defesa: a falta de discussão sobre as questões de gênero associadas ao Ensino de Química, não permitindo a articulação entre conteúdos científicos e valores sociais, colabora para a hierarquia de gênero dentro das Ciências Exatas e Naturais. A fim de fortalecer essa defesa, inicialmente, buscou-se compreender a concepção histórica da Teoria do Patriarcado tomando como base as investigações realizadas por Delphy (2009). A autora destaca que o termo patriarcado passou por três diferentes sentidos ao longo do tempo. Millet (1971) é quem teoriza a terceira e última conotação, a de maior interesse deste trabalho. A autora busca explicar a subordinação feminina através do estudo das relações de poder que constituem uma “política sexual”, formada pela sociedade e pela cultura. Em um segundo momento, o conceito de gênero é apresentado por Joan Scott (1995) que, muito influenciada por Michel Foucault (2010), o define como um saber sobre as diferenças sexuais. E, uma vez que a relação entre o saber e o poder seja inseparável, gênero estaria diretamente ligado às relações de poder. A fim de aprofundarmo-nos nas concepções de relações de poder de gênero, recorremos ao entendimento de Pierre Bourdieu (1989), que trouxe à tona uma reflexão sobre poder simbólico. Schiebinger (2001), Azevedo (2006) e Freitas e Pereira (2017) foram alguns autores utilizados para abordar sobre a invisibilidade e baixo número de mulheres nas ciências exatas e naturais. A partir do diálogo entre esses autores, a escola surge como instituição social propícia para o estudo de questões de gênero. Assim, buscou-se analisar de que forma as escolas brasileiras podem estar condicionadas, por meio da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada recentemente, a contribuir para o baixo número ou ao desenvolvimento profissional limitado de mulheres nas carreiras das Ciências da Natureza por meio de currículos que possam produzir e reproduzir estereótipos sociais. A metodologia utilizada para a sistematização dos dados foi a análise de conteúdo, segundo Carlomagno e Rocha (2016). Os resultados apontam que apesar de a BNCC afirmar seu compromisso com as demandas complexas da vida cotidiana do aluno, estimulando, em suas competências gerais, ações que contribuam para a transformação da sociedade, as competências específicas de Ciências da Exatas e da Natureza estão mais voltadas para o conteúdo, com abordagens predominantemente masculinizadas, contribuindo, portanto, para reproduzir e reforçar o domínio masculino sobre as mulheres nas Ciências. Palavras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lohrene de Lima da Silva.pdf | 565.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.