Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9872
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dc.contributor.advisorNacif, Maria Cristina Volpi-
dc.contributor.authorOliveira, Andressa Damascena-
dc.date.accessioned2019-10-01T15:29:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:24Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andressa Damascena. Gota d'água. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9872-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAdaptação teatralpt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.titleGota d'águapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9190076196174431pt_BR
dc.description.resumoEste projeto faz uma mudança na ambientação da obra “Gota d’água”, que foi inspirada na tragédia de Medéia, contada por Eurípedes. A história se passa no subúrbio do Rio de Janeiro, em um conjunto habitacional. A obra trata de uma tragédia onde Joana é traída por seu marido, Jasão, e a todo o momento ela pensa em vingar-se. Jasão decide se casar com Alma, filha de Creonte, dono do conjunto habitacional, onde Joana reside com seus dois filhos. No dia do casamento Joana pede aos seus dois filhos que levem um presente ao pai, uns bolinhos de carne envenenados. Creonte prevê que há algo de errado está para acontecer, e pede para que as crianças saiam da festa. As crianças voltam para casa, e Joana vendo que não obteve sucesso com sua vingança, decide então dar os bolinhos envenenados para as crianças, que nesse momento pedem algo para comer, pois estão com fome, e assim mata seus filhos e depois tira sua própria vida, comendo os bolinhos. Dessa forma, ela espera que Jasão se sinta culpado por todo o sofrimento que lhe causou. A inspiração visual desta ambientação foi a obra “Os Retirantes” de Portinari, pelo ambiente e clima árido presente. A proposta é dar um aspecto seco, árido aos figurinos dando-lhes um aspecto de desgaste, com cores em tons terrosos. As peças foram tingidas com tinta para tecido, e naturais, como: chá, café, condimentos. Uma parte das peças foi confeccionada, algumas peças foram compradas em brechó, assim como os sapatos e acessórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Indumentária

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