Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Luiz Antônio Vaz-
dc.contributor.authorSouza, Felipe Arcoverde Coelho de-
dc.date.accessioned2019-10-08T13:04:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9916-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Propulsivopt_BR
dc.subjectPSVpt_BR
dc.subjectAHTSpt_BR
dc.titleAvaliação de sistemas diesel elétrico, mecânico e híbrido para embarcações de apoio a plataformaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Belchior, Carlos Rodrigues Pereira-
dc.contributor.referee2Belchior, Carlos Rodrigues Pereira-
dc.contributor.referee3Troyman, Antonio Carlos Ramos-
dc.description.resumoO sistema propulsivo de uma embarcação é de suma importância, pois além de ser o elemento funcional responsável por promover o deslocamento da embarcação, influencia na viabilidade econômica da mesma, uma vez que esta intimamente ligada ao custo operacional dela. Navios do tipo PSV e AHTS são embarcações de apoio a plataformas. O primeiro é responsável pelo transporte de suprimentos em seus tanques e em seu convés e o segundo de reboque e ancoragem de unidades flutuantes. O sistema propulsivo dessas embarcações pode ser de três tipos diferentes; Sistema Diesel Elétrico, Sistema Diesel Mecânico ou Sistema Hibrido. O primeiro é composto por geradores elétricos e cabos de transmissão, o segundo por motores diesel e linhas de eixo e o terceiro é mescla dos dois primeiros, sendo composto tanto por motores diesel quanto por geradores elétricos. A escolha do sistema propulsivo a ser utilizada em uma embarcação esta intimamente ligada ao perfil operacional e contexto geográfico ao qual essa embarcação esta inserida, onde o perfil operacional são as atividades que a embarcação estará sujeita a realizar e o contexto geográfico a área de atuação dela. No presente projeto serão avaliados e explicitados os diferentes tipos de Sistema Propulsivo, mostrando suas características e suas especificidades, comparando-os quanto ao consumo de combustível de acordo com seu perfil operacional demonstrando assim os impactos em seu custo operacional. Para isso serão feitos Cálculos do consumo de combustível para um navio do tipo AHTS e outro do tipo PSV que operem na Bacia de Campos, para sistemas de transmissão diesel-elétrico, mecânica e hibrido. Nos cálculos serão consideradas as perdas dos sistemas, bem como o perfil operacional real de cada embarcação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Naval e Oceânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10007529.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.