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http://hdl.handle.net/11422/992
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pero, Valéria Lúcia | - |
dc.contributor.author | Falcão, Maria Ana Clemente | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-28T02:35:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/992 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gastos públicos | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Custos da educação | pt_BR |
dc.title | A evolução dos gastos em educação no Brasil e sua relação com indicadores educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1410179811822160 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Eduardo Pontual | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Rudi | - |
dc.description.resumo | Analisa os gastos sociais e em educação da União, estados e municípios ao longo do período entre 2002 e 2013; e o comportamento da quantidade de matrículas e do desempenho dos alunos das redes municipais e estaduais de ensino para os anos de 2005 a 2013. Seu objetivo é avaliar a evolução do quadro educacional no Brasil e a correlação entre gasto público e indicadores educacionais. Assim, pretende-se investigar em que medida o esforço das políticas educacionais contribuiu para a melhoria dos indicadores de qualidade e quantidade da educação no Brasil. No período estudado, o gasto em educação apresentou crescimento real para todas as esferas de governos, ao mesmo tempo em que caiu o número de matrículas das redes municipais e estaduais, resultando no aumento do gasto por matrícula. Simultaneamente, o desempenho dos alunos da rede pública melhorou. Os resultados encontrados revelam forte correlação positiva entre o gasto total em educação e o número de matrículas nos estados e municípios. A correlação também é positiva e significante entre o gasto em educação por matrícula e o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. No caso das escolas estaduais, a correlação encontrada também foi positiva, mas de pequena magnitude. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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