Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/992
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A evolução dos gastos em educação no Brasil e sua relação com indicadores educacionais
Author(s)/Inventor(s): Falcão, Maria Ana Clemente
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: Analisa os gastos sociais e em educação da União, estados e municípios ao longo do período entre 2002 e 2013; e o comportamento da quantidade de matrículas e do desempenho dos alunos das redes municipais e estaduais de ensino para os anos de 2005 a 2013. Seu objetivo é avaliar a evolução do quadro educacional no Brasil e a correlação entre gasto público e indicadores educacionais. Assim, pretende-se investigar em que medida o esforço das políticas educacionais contribuiu para a melhoria dos indicadores de qualidade e quantidade da educação no Brasil. No período estudado, o gasto em educação apresentou crescimento real para todas as esferas de governos, ao mesmo tempo em que caiu o número de matrículas das redes municipais e estaduais, resultando no aumento do gasto por matrícula. Simultaneamente, o desempenho dos alunos da rede pública melhorou. Os resultados encontrados revelam forte correlação positiva entre o gasto total em educação e o número de matrículas nos estados e municípios. A correlação também é positiva e significante entre o gasto em educação por matrícula e o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. No caso das escolas estaduais, a correlação encontrada também foi positiva, mas de pequena magnitude.
Keywords: Gastos públicos
Indicadores educacionais
Desempenho escolar
Custos da educação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACFalcão.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.