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http://hdl.handle.net/11422/9952
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Leonardo Soutto Mayor de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T11:24:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9952 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cálculo de parâmetros de motores | pt_BR |
dc.subject | Instalação de um turbo compressor | pt_BR |
dc.subject | Simulação computacional | pt_BR |
dc.title | Estudo do aprimoramento de performance de um motor Honda com a instalação de um turbocompressor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Orlande, Hélcio Rangel Barreto | - |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Anna Carla Monteiro de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo o aprimoramento da eficiência e potência de um motor. Este motor é de 500 cilindradas da Honda e tem originalmente 54 cavalos de potência mecânica no volante do motor. Para se alcançar a potência desejada foi escolhido o uso de uma turbina ligada a um compressor por um eixo, aqui chamada de Turbocompressor. O primeiro passo foi projetar todos os componentes do sistema e escolher por meio gráfico o Turbocompressor mais indicado para as condições de trabalho do carro. O segundo passo foi a compra e fabricação das peças projetadas. O último passo foi a instalação de todos os componentes para o bom funcionamento do sistema. Para comprovar a vantagem de se utilizar um turbocompressor para o aumento de potência é necessário uma comparação entre o motor aspirado e o mesmo motor turbinado. Para tanto um dinamômetro de rolo foi usado. O dinamômetro usado é o da Oficina de Preparação By Lula. Adicionalmente, será comparado a potência do motor Honda 600, também aferida em um dinamômetro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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