Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Fernando Augusto de Noronha Castro-
dc.contributor.authorFigueiredo, Leonardo Soutto Mayor de-
dc.date.accessioned2019-10-09T11:24:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:35Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9952-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculo de parâmetros de motorespt_BR
dc.subjectInstalação de um turbo compressorpt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.titleEstudo do aprimoramento de performance de um motor Honda com a instalação de um turbocompressorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Orlande, Hélcio Rangel Barreto-
dc.contributor.referee2Araujo, Anna Carla Monteiro de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o aprimoramento da eficiência e potência de um motor. Este motor é de 500 cilindradas da Honda e tem originalmente 54 cavalos de potência mecânica no volante do motor. Para se alcançar a potência desejada foi escolhido o uso de uma turbina ligada a um compressor por um eixo, aqui chamada de Turbocompressor. O primeiro passo foi projetar todos os componentes do sistema e escolher por meio gráfico o Turbocompressor mais indicado para as condições de trabalho do carro. O segundo passo foi a compra e fabricação das peças projetadas. O último passo foi a instalação de todos os componentes para o bom funcionamento do sistema. Para comprovar a vantagem de se utilizar um turbocompressor para o aumento de potência é necessário uma comparação entre o motor aspirado e o mesmo motor turbinado. Para tanto um dinamômetro de rolo foi usado. O dinamômetro usado é o da Oficina de Preparação By Lula. Adicionalmente, será comparado a potência do motor Honda 600, também aferida em um dinamômetropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10007767.pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.