Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9984
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise do fluxo cruzado na performance de reservatórios lenticulados utilizando simulação numérica em malha radial
Autor(es)/Inventor(es): Fittipaldi, Tiago
Tutor: Couto, Paulo
Resumen: A determinação das principais características de um reservatório é essencial para que, a partir de uma modelagem coerente, um plano de desenvolvimento de sucesso para o campo possa ser estabelecido. Assim, através de testes de poço de drawdown ou bildup, uma vez detectada a característica lenticular de um campo, a possibilidade de ocorrência de fluxo cruzado é um fator consideravelmente vantajoso para a produtividade de um poço. A partir de um sistemático estudo de casos envolvendo algumas variáveis mais citadas na literatura, simulados numericamente em malha radial por meio de software comercial de alta performance, este trabalho avalia o impacto dessas variáveis no desempenho desses reservatórios e no grau de fluxo cruzado, sugerindo possíveis métodos de produção e completação que potencializem o valor da jazida. Por fim, são traçados limites superior e inferior para a produção desses reservatórios a partir dos modelos homogêneo equivalente e de camadas não comunicantes.
Materia: Reservatórios Lenticulados
Fluxo Cruzado
Modelo Radial
Reservatório de Dupla Permeabilidade
Modelo de Bolo em Camadas
Modelo Homogêneo Equivalente
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Petróleo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10008005.pdf22.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.